no inicio do sec 19 a ruptura dos laços coloniais e a construção de estados independentes deram o tom da movimentação política na América latina a esse respeito e correto afirmar
Respostas
As alternativas são:
a) A liderança dos diversos movimentos de emancipação foi exercida por negros e mestiços e teve como modelo a Revolução do Haiti, liderada por Toussaint Louverture.
b) Em razão da importância geopolítica do Brasil e do impacto de sua independência, a maior parte dos novos Estados adotou a monarquia como forma de governo.
c) Ameaçados de um lado pela ofensiva napoleônica de outro pelo imperialismo inglês, os líderes latino-americanos passaram à área de influência da monarquia brasileira.
d) Liderados pelos chapetones, os novos Estados independentes logo puseram fim à escravidão e concederam direitos políticos à massa criolla recém-alforriada.
e) Aproveitando o contexto das Guerras Napoleônicas, a elite criolla rebelou-se contra a metrópole, procurando, no entanto, preservar as bases de seus privilégios sociais.
É correta a alternativa E.
A maior parte da América Latina é composta por ex-colônias espanholas, que aproveitaram-se do momento de fraqueza do Estado Espanhol (que encontrava-se sob o jugo de Napoleão, que não tinha interesse nas colônias) para declarar a sua independência, lutando contra os lealistas locais e fundando seus próprios países.
Nestas novas repúblicas a instituição da escravidão foi mantida, a mesma estrutura social (com exploração dos negros e nativos) se perpetuou, com a única mudança de que agora lideravam a sociedade os criollos, e não mais os chapetones.
Resposta:
Letra "E"
Explicação:
O processo de independência da América Latina insere-se no contexto das Revoluções Atlânticas. O expansionismo napoleônico foi um elemento de desestabilização da monarquia espanhola, acarretando a ruptura do colonialismo espanhol na América.