O autor Norbert Elias (1993), importante pensador do século XX, defende a tese de que ocorreram várias mudanças comportamentais a partir do advento da época moderna, que culminou no processo civilizador na Europa.
VILANOVA, Welington; SOUZA, Priscila Almeida de. Estado, sociedade e movimentos sociais.
Maringá-PR: UniCesumar, 2018.
Considerando o enunciado aprecie as assertivas:
I. A burguesia apresentava-se como forca em ascensão, deixando claro o seu desejo de influenciar as decisões políticas.
II. A nobreza viu-se obrigada a arrendar ou vender suas terras como forma de garantir certa importância econômica, embora a origem das suas rendas não alterasse de acordo com o comércio.
III. O rei aliou-se aos nobres para se opor aos burgueses que estavam dominando o comércio
IV. Os nobres que que no feudalismo tinham a função de guerrear, proteger a terra, passam a exercer um papel na conduta da sociedade, nos seus hábitos e costumes, uma revolução no comportamento.
Assinale a alternativa correta.
Respostas
Resposta: |, ||, |V pg do livro 28
Explicação:
Sobre Norbert Elias (1993) e o processo civilizador na Europa:
Alternativa correta: I, II, IV.
Para Norbert Elias, a formação dos Estados Nacionais, associado ao crescimento econômico dos estratos urbanos burgueses, permitiu uma aliança com o rei, dando por um lado, condições para que o rei mantivesse seu exército e por outro, por interesse de maior influência nas decisões políticas.
Os guerreiros ou nobres ficaram, então, em desvantagem, uma vez que sua renda, embora tenha permanecido a mesma, caiu em poder aquisitivo com a desvalorização.
Essa intensa integração entre diferentes membros formadores da nova corte, permitiu o desenvolvimento de uma multiplicidade de funções e favoreceu o desdobramento de novas formas de conduta e controle das emoções. Assim, lentamente, afirma Elias, “a nobreza belicosa é substituída por uma nobreza domada, com emoções abrandadas, uma nobreza de corte".
Bons estudos!