• Matéria: Ed. Física
  • Autor: rodrigomedeiros0193
  • Perguntado 7 anos atrás

EAD - Unicesumar - ATIVIDADE 2 - BEDU - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA - 2019B2

A década de 1980 marca um período de intensos questionamentos dos pesquisadores e professores de Educação Física sobre os motivos que justificavam a sua presença na escola. Na prática, as discussões e reflexões que giraram em torno dessa problemática foram denominadas de “crise da educação física”, uma forma de explicitar os desacordos da área sobre conteúdos que deveriam compor o rol do que seria efetivamente contemplado pelos professores na escola. Nessa discussão, Bracht (2006) é um dos autores que apresenta algumas reflexões epistemológicas sobre a inserção da Educação Física na realidade escolar.

BRACHT, V. Corporeidade, cultura corporal, cultura de movimento ou cultura corporal de movimento? In: NOBREGA, T. P. Epistemologia, saberes e práticas da
educação física. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2006. p. 97-106.

Considerando o fragmento acima e as argumentações apresentadas por Bracht (2006) sobre a presença da Educação Física na escola, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:
Alegou que a Educação Física possuía uma autonomia pedagógica, uma vez que as instituições desportivas apresentavam o suporte necessário para o professor definir os conteúdos e procedimentos metodológicos a serem contemplados na sua prática.

Alternativa 2:
Tendo como ponto de partida a diversidade de práticas corporais produzidas socialmente, argumentou que não haveria necessidade da seleção de conteúdos para a Educação Física escolar.

Alternativa 3:
No bojo das suas discussões, defendeu a importância de pensar a Educação Física como uma forma de intervenção pedagógica que contempla uma diversidade de práticas corporais de movimento.

Alternativa 4:
Argumentou a favor da hegemonia do esporte como conteúdo a ser priorizado pelos professores de Educação Física, em detrimento das demais práticas corporais socialmente construídas.

Alternativa 5:
Argumentou que para justificar a Educação Física na escola era necessário privilegiar o vínculo com o campo da biologia e das áreas médicas, em detrimento do vínculo com a cultura.

Respostas

respondido por: Rebels197
1

alternativa 3 no bojo das suas discussões defendeu a importância de pensar a educação física como uma forma de intervenção pedagógica que Contemple uma diversidade de práticas corporais de movimento


alinecarvalho1pbk7wm: correto, pag 96
Perguntas similares