Respostas
Entenda a crise política na Turquia
Reduzir
Normal
Aumentar
Imprimir
Notícia
A Turquia está passando por um momento de crise política, com uma eleição presidencial confusa, protestos nas ruas e os mercados financeiros instáveis.
O primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan pediu que o Parlamento convocasse eleições gerais antecipadas e propôs mudanças na forma como os presidentes são eleitos no país.
O que desencadeou a crise?
A crise surgiu após a tentativa de eleger um novo presidente, pois o mandato do atual, Ahmet Necdet Sezer, está se encerrando. O início do processo eleitoral desencadeou a tensão entre os nacionalistas do país, o governo secularista e o Partido AK, atualmente no comando, que tem raízes muçulmanas.
Em um primeiro turno ¿ realizado no dia 27 de abril no Parlamento ¿ o candidato do Partido AK, o ministro do Exterior Abdullah Gul, chegou perto de conseguir a maioria de dois terços necessária para ser eleito presidente.
Os militares do país então se manifestaram, divulgando uma declaração em que se descreviam como "leais defensores do secularismo" e afirmando que iriam esclarecer suas opiniões "quando fosse necessário".
Explicação:
eu acho que tá certo