Respostas
Qual o diagnóstico e o tratamento do Enfisema?
O diagnóstico do enfisema está interligado com o das DPOC e ele pode ser feito através de 3 exames.
Radiografia do tórax: identifica se há hiperinsuflação e bolhas de ar dentro dos pulmões.
Gasometria arterial: análise dos valores de oxigênio e dióxido de carbono circulantes no sangue do paciente.
Espirometria ou prova de função pulmonar: o melhor para diagnosticar não só essa doença, mas outras DPOC também, esse exame consiste no paciente respirar através de um tubo enquanto um computador registra diversos parâmetros respiratórios.
Feito o diagnóstico, é hora do tratamento. Por mais que o enfisema não tenha cura, ele pode ser controlado quase que completamente. Para tanto, 6 tipos de tratamento podem ser executados.
Medicamentos como inalantes
Os broncodilatadores são medicamentos que relaxam os músculos dos brônquios e melhoram o fluxo de ar do paciente. Além deles, o médico pode prescrever também corticosteróides, que aliviam os sintomas da inflamação pulmonar.
Tratamento oral
Outros medicamentos podem ser prescritos para quem possui enfisema pulmonar, como antibióticos, que previnem possíveis infecções mais graves, e mucolíticos, para diminuir o muco formado por conta da obstrução dos canais respiratórios.
Oxigenoterapia
Nem todos os pacientes de enfisema pulmonar precisam fazer esse tratamento, mas é preciso estar ciente de que, conforme a doença progride, a necessidade do oxigênio aumenta. Portanto, o uso de oxigênio por intervenção médica pode ocorrer também.
Cirurgia e reabilitação pulmonar
A cirurgia pode ser uma boa opção para quem tem o enfisema em estado avançado. Ela consiste na diminuição do volume pulmonar, o que ajuda na redução dos sintomas da doença, e em casos extremamente graves, o transplante de pulmão também é uma alternativa.
Dependendo do seu quadro clínico, o médico pode indicar reabilitação pulmonar, que nada mais são do que exercícios que fortalecem os seus pulmões. Além disso, você poderá também interagir com outras pessoas que possuem a doença através de sessões, aumentando, assim, o seu bem estar e auto estima.
Tratamentos alternativos
Existem alguns tratamentos naturais que podem ajudar a diminuir os sintomas frequentes do enfisema, tais como:
O enxofre foi identificado como ajudante na hora de diminuir a inflamação e o muco gerado por ela;
O ginkgo biloba ajuda a fortalecer os pulmões;
Alguns profissionais indicam o uso do extrato de sementes de uva, pois acredita-se que ele pode ajudar na redução da destruição de células em fumantes.
Atenção!
NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. As informações contidas nesse site têm apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Siga sempre as instruções da bula e, se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica.
Resposta:
Explicação:
Oi
Bsjjahjwmmbc
Dhvq