Respostas
Resposta:
O desenvolvimento da atividade industrial no Brasil, durante o século XX, teve maior expressão na região Centro-Sul, notadamente nos estados que forma a região Sudeste (IBGE). A origem da industrialização dessa região está ligada à economia cafeeira.
No final do século XIX e no início do século XX, a cafeicultura era a principal atividade econômica da região Sudeste, e também do Brasil. As lavouras de café ocupavam boa parte das terras cultiváveis dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, além das porções leste e sudeste de Minas gerais.
Por volta de 1930, os cafeicultores passaram a ter dificuldades para continuar exportando o café produzido. Por isso, muitos recursos antes aplicados nesse tipo de cultivo agrícola passaram a ser empregados em outras atividades, principalmente na criação de indústrias. Dessa maneira, tornou-se mais diversificada a produção industrial, até então restrita aos setores têxtil, alimentício e de outros bens de consumo, como velas e sabão.
A cafeicultura brasileira possibilitou o início da industrialização do país.
Antes da cafeicultura, o Brasil tinha uma paisagem majoritariamente rural, e uma das primeiras medidas de expansão e modernização foi a construção das estradas de ferro para que a produção de café pudesse ser direcionada às regiões mais distantes.
Além disso, o chamado ouro negro brasileiro era lucrativo, gerando renda para os grandes produtores que investiam em mais maquinário e tecnologia, assim como geravam mais empregos.
O café brasileiro tem muita qualidade, sobretudo devido ao clima favorável, e isso sempre chamou a atenção do mercado externo.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/39559532
Bons estudos!