Explique em que sentido o aparecimento da filosofia pode ser compreendido a partir de acontecimentos como o advento da escrita, da moeda, da lei e do cidadão.
Respostas
Olá!
Resposta e Explicação:
Escrita: A escrita tinha sumido no final do período micênico, no século XII a.C. Em seu surgimento, a mesma assumiu uma nova função (desconectada da religiosidade), passou a ser utilizada como forma mais democrática de exercício do poder. A escrita tem uma vantagem pois ela fixa a palavra além de quem a proferiu, assim, a escrita traz maior possibilidade do aprimoramento da reflexão.
Moeda: A economia grega junto com a quantia monetária dava-se pelas terras e rebanhos possuídos. No entanto, o desenvolvimento do comércio marítimo, favoreceu a expansão do mundo grego. Com a moeda, surgida por volta de VII a.C., facilitou o comércio e enriqueceu comerciantes, o que foi um catalisador para a substituição dos valores aristocráticos por princípios da nova classe em ascensão.
Lei e a reforma da legislação: Até então, as decisões da justiça dependia da interpretação da vontade divina ou das decisões dos reis. Contudo, os legisladores Drácon, Sólon e Clístenes sinalizaram e deram início uma nova era, pois com o uso da lei escrita, a norma (regra) se tornava comum a todos e sujeita à discussão e à modificação. Esse processo assistiu à construção da Pólis.
Cidadão: O nascimento da Pólis (uma cidade-Estado grega) entre os séculos VII e VII a.C. foi um acontecimento marcante. Pois com sua construção, o espaço onde eram debatidos assuntos de interesse comum, foi mudado para a ágora (praça central), originando um novo ideal de justiça, pelo qual todo cidadão tinha direito ao poder. Garantindo a isonomia (igualdade perante a lei) e a isegoria (a igualdade do direito à palavra na assembleia).
Espero ter ajudado.
Quaisquer dúvidas, estarei aqui.