VALENDO 30 PONTOS!!!
Cidade Mercantil Marítima de Liverpool - Reino Unido
Preciso de data de tombamento, por que foi tombada e por que está em perigo.
Meio que um resumo e biografia da cidade com esses aspectos por favor.
Obs: tbm preciso da ou de todas as fontes, obg.
Respostas
Resposta:
A Cidade Mercantil Marítima de Liverpool é um sítio designado pela UNESCO como patrimônio da humanidade, em Liverpool, Inglaterra.
Esta é uma lista do Patrimônio Mundial no Reino Unido, especificamente classificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).[1] A lista é elaborada de acordo com dez principais critérios e os pontos são julgados por especialistas na área.[2]
O Reino Unido – incluindo os Territórios Britânicos Ultramarinos – possui 31 sítios do Patrimônio Mundial. A listagem da UNESCO contém um sítio localizado entre Inglaterra e Escócia e compartilhado com a Alemanha (as Fronteiras do Império Romano) e outros 17 sítios inteiramente na Inglaterra, 5 na Escócia, 3 no País de Gales, 1 na Irlanda do Norte e 1 em cada um dos territórios ultramarinos de Bermudas, Gibraltar e Santa Helena. Os primeiros sítios no Reino Unido a serem inscritos na lista do Patrimônio Mundial foram: Calçada do Gigante; o Castelo e Catedral de Durham; Desfiladeiro de Ironbridge; Parque Real de Studley; Stonehenge e os Castelos e Muralhas do Rei Eduardo em Venedócia em 1986. O sítio mais recente acrescentado à lista é o Lake District, inscrito em 2017.[3]
A constituição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (comumente referida como UNESCO) foi ratificada em 1946 por 26 nações, incluindo o Reino Unido. Sua proposta é promover a "conservação e proteção do patrimônio mundial de livros, obras de arte e monumentos de história e ciências". O Reino Unido contribui anualmente com 130 mil libras esterlinas ao Fundo do Patrimônio Mundial, que financia a preservação de sítios nos países em desenvolvimento. Algumas propriedades designadas abrangem múltiplos sítios que compartilham localização geográfica ou herança cultural comuns.
A Comissão Nacional do Reino Unido para a UNESCO auxilia e aconselha o Governo britânico na manutenção dos Sítios do Patrimônio Mundial de acordo com as políticas relativas à UNESCO. A Comissão Nacional do Reino Unido para a UNESCO realizou uma pesquisa em 2014 sobre o Valor da UNESCO para o Reino Unido e concluiu que os sítios de Patrimônio Mundial geraram uma renda de 85 milhões de libras esterlinas de abril de 2014 a março de 2015, através de sua associação com a rede global.
Os critérios de seleção i-vi são relativos à cultura enquanto os critérios de seleção vii-x são relativos à natureza. Vinte e três propriedades são designadas como bem "cultural", quatro como "natural" e uma como "misto". A repartição dos sítios por classificação foi semelhante às proporções globais; dos 890 sites da Lista do Patrimônio Mundial, 77.4% são culturais, 19.8% são naturais e 2.8% são mistos. Saint Kilda é o único Patrimônio Mundial misto no Reino Unido. Originalmente preservado apenas por conta de seus habitats naturais, em 2005, o sítio foi expandido para incluir a comunidade que habitava o arquipélago; o sítio tornou-se um dos 25 sítios mistos em todo o mundo. Os sítios naturais são a Costa Jurássica; Calçada do Gigante; as Ilhas Gough e Inacessível e a Ilha Henderson. O restante dos sítios são bens culturais.