O Geoprocessamento é uma tecnologia multidisciplinar, que permite a convergência de diferentes disciplinas científicas para o estudo dos mais diversos fenômenos. É onde disciplinas diferentes e mesmo dentro da geografia, levando-se em consideração a diferenciação entre geografia física e humana, conseguem se correlacionar com o intuito de gerar informações espacialmente definidas. No entanto, estas noções escondem um problema conceitual: a multidisciplinaridade do geoprocessamento faz com que os dados sejam trabalhados de forma que sejam entendidos em conjunto de forma qualitativa e/ou quantitativa, podendo priorizar informações, mas nunca permitindo que os dados não consigam se comunicar entre si. BAGGIO, J. M. Geoprocessamento aplicado a estudos ambientais. Maringá-Pr: UniCesumar, 2018. Nesse contexto, considerando a multidisciplinaridade no uso do geoprocessamento, analise as afirmativas seguintes:
I. Um sociólogo deseja utilizar o geoprocessamento para entender e quantificar o fenômeno da exclusão social numa grande cidade brasileira.
II. Um ecólogo usa o geoprocessamento com o objetivo de compreender os remanescentes florestais da Mata Atlântica, através do conceito de fragmento típico de Ecologia da Paisagem.
III. Um geólogo pretende usar o geoprocessamento para determinar a distribuição de um mineral numa área de prospecção, a partir de um conjunto de amostras de campo.
IV. Um médico procura usar o geoprocessamento para caracterizar as áreas de contaminação da dengue conforme processos de reincidência.
V. Um órgão público quer correlacionar dados para avaliar o conforto ambiental e o pagamento de IPTU.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1: I, II e V, apenas. Alternativa 2: III, IV e V, apenas. Alternativa 3: I, II, III e IV, apenas. Alternativa 4: II, III, IV e V, apenas. Alternativa 5: I, II, III, IV e V.
Respostas
Resposta: 4 alternativa
II,III,IV e V
Explicação:
Resposta:
CORRETA a Alternativa 4: II, III, IV e V, apenas.
Explicação:
Pessoalmente eu entendo que o item I seria verdadeiro, entretanto ele não se encontra na Apostila.
II. VERDADEIRO, vide p. 17 da Apostila - GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS. “Um ecólogo usa o Geoprocessamento com o objetivo de compreender os remanescentes florestais da Mata Atlântica, por meio do conceito de fragmento típico de Ecologia da Paisagem.”
III. VERDADEIRO, vide p. 17 da Apostila - GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS. “Um geólogo pretende usar o Geoprocessamento para determinar a distribuição de um mineral numa área de prospecção, a partir de um conjunto de amostras de campo.”
IV. VERDADEIRO, vide p. 17 da Apostila - GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS. “Um médico procura usar o Geoprocessamento para caracterizar as áreas de contaminação da dengue conforme processos de reincidência.”
V. VERDADEIRO, vide p. 17 da Apostila - GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS. “Um órgão público quer correlacionar dados para avaliar conforto ambiental e pagamento de IPTU.”