A urticária é uma dermatite bem demarcada, caracterizada clinicamente por pápulas eritematosas, em geral muito pruriginosas e, na grande maioria das vezes, não dolorosas, que empalidecem à pressão dos dedos e pelo rápido aparecimento de edema.
LODI, F. G. Reações Alérgicas. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.
Diante do exposto, analise as afirmações abaixo quanto às classificações da urticária:
I - Urticária factícia ou demográfica: caracteriza-se inicialmente pela sensação de “pinicação” ou prurido que antecede a urtica/vergão (dermografismo).
II - Urticária tardia de pressão: manifesta-se por lesões dolorosas que surgem de 4 a 8 horas após o estímulo e duram de 8 a 48 horas. Acometem os locais chamados “de apoio”.
III - Urticária ao calor: é muito rara, o aparecimento das lesões ocorre após o contato com objetos quentes (38 a 50°C) com duração maior que 24 horas.
IV - Urticária ao frio: é mais comum nas mulheres, a maioria é idiopática e pode estar associada a doenças auto-imunes, neoplasias ou infecções: HIV, hepatites, sífilis e mononucleose.
Está correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
19
Todas as afirmativas estão corretas.
As urticárias compreendem patologias que se desenvolvem na pele, relacionadas a fatores externos, como a exposição recorrente ao calor ou ao frio.
Diante disso, podem variar de minutos (urticária demográfica), a horas (urticária tardia de pressão), para o aparecimento, todavia devem ser diagnosticadas rápidas para o tratamento, a fim de evitar futuras lesões dermatológicas.
respondido por:
11
Resposta:
todas estão corretas
(página 12 do livro digital)
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás