um dos fatores mais importantes envolvidos na iniciação de envelhecimento é o sistema endócrino. Principalmente para as mulheres, onde o sistema endócrino produz e regula hormônios, que com o passar do tempo diminuem de forma drástica. Estas alterações hormonais estão sendo agora examinadas mais de perto para revelar o quão importantes eles são para a saúde da pele, especialmente em mulheres. Como eles impactam o envelhecimento da pele?
Respostas
Resposta:
Um dos fatores mais importantes envolvidos na iniciação de envelhecimento é o sistema endócrino. Principalmente para as mulheres, onde o sistema endócrino produz e regula hormônios, que com o passar do tempo diminuem de forma drástica.
Os Hormônios esteróides sexuais, os hormônios da tiróide e os hormônios de crescimento estão envolvidos em muitas funções diferentes, como as funções imunológicas, reprodutivas, metabólicas e também responsáveis pela fome e pelo estresse. Ao contrário de envelhecimento extrínseco, que exige que fatores externos como luz ultravioleta (UV), estilo de vida, poluição, contato com disruptores endócrinos, os quais podem acelerar o envelhecimento podendo causar profundas rugas e fotoenvelhecimento, o envelhecimento intrínseco da pele é regido por nosso relógio biológico. Ressecamento, rugas finas e palidez são parte do processo natural do envelhecimento da pele. Muitos fatores estão envolvidos na intrínseca envelhecimento da pele: mutações genéticas, aumento de sinais inflamatórios, diminuição da produção de lipídios e diminuição dos níveis hormonais.
Estas alterações hormonais estão sendo agora examinadas mais de perto para revelar o quão importante eles são para a saúde da pele, especialmente em mulheres. Como esses hormônios atuam sobre a pele? E, especificamente, como eles impactam o envelhecimento da pele? Confiram a importância dos hormônios sexuais femininos sobre a pele:
➡️O estrogênio têm propriedade anti-inflamatória e desempenha um papel importante na produção de colágeno ( age na hidratação, elasticidade, aumento da vascularização, regeneração e cicatrização ) e elastina da pele. Perder estrogênio significa perder a produção de colágeno dérmico, assim, a pele se afina, perde elasticidade e prepara o terreno para a formação de rugas.
O estrogênio pode aumentar os glicosaminoglicanos, tais como o ácido hialurônico, responsável pelo equilíbrio de fluidos e pela integridade estrutural da pele.
➡️A progesterona é um hormônio importante para a manutenção da saúde da pele.
➡️A testosterona é um hormônio responsável pela produção de sebo da pele, aumento da oleosidade e o aparecimento de acne adulta.
Por isso, independente da fase que a mulher se encontra, idade fértil ou menopausa, o equilíbrio hormonal para a integridade da saúde da mulher é primordial pois as mudanças biológicas e a transição hormonal precisam ser tratadas com respeito e compreensão.