Respostas
Impacto ambiental é uma transformação no meio ambiente que é gerada por causa de ações humanas. Esse impacto pode ter origem positiva ou negativa, sendo que a negativa possui uma ruptura no equilíbrio ecológico, que gera sérios problemas no meio ambiente.
A mensuração do impacto ambiental não pode ser realizada de maneira exata uma vez que o meio ambiente é um sistema profundo. É permitido realizar certas estimativas, por meio do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA).
A maior parte das atividades econômicas provoca um impacto ambiental. Mineradoras e indústrias de energia como, por exemplo, uma central hidrelétrica gera um impacto ambiental marcante. Os resíduos decorrentes das indústrias são geralmente expelidos de três maneiras: na atmosfera, na água ou em regiões isoladas.
A opção de evasão de resíduos na água é muito mais barata e mais prática, lamentavelmente os dejetos são soltos normalmente em meios hídricos usados como fonte de água para fornecimento público. Já na atmosfera, essa maneira só é possível quando os poluentes se encontram no estado gasoso. Por fim, as áreas isoladas são antecipadamente escolhidas e, geralmente, são aterros sanitários.
A indústria do petróleo pode ter um choque muito nocivo nos próprios trabalhadores por causa dos acidentes químicos e das explosões, e também na fauna, quando acontecem vazamentos. Fora isso, em muitos momentos, a poluição do meio ambiente gera a poluição dos nutrientes, sendo uma ameaça nociva para a saúde das sociedades. Como a utilização desse recurso tem um perigo muito grande e gera impactos ambientais, é essencial uma licença ambiental, que estabelecem certas medidas para diminuir esses impactos.
O impacto ambiental é um resultado das ações humanas, e por essa razão é fundamental educar a população para que possam ter comportamentos responsáveis que provoquem menos impactos nocivos ao meio ambiente.