O Brasil vivenciou diversas mudanças econômicas, políticas e sociais ao longo dos anos, da mesma forma a profissão do assistente social precisou sofrer algumas alterações para se adaptar. Essas alterações podem ser vistas como amadurecimento e foram baseadas em seus fundamentos teórico-metodológicos. SIKORSKI, Daniela; BERNARDO, Rafaela Cristina. Ética Profissional. Maringá: Unicesumar, 2016. Leia as afirmativas, considerando V para verdadeiro e F para falso: I. O primeiro Código de Ética dos Assistentes Sociais, aprovado em 1947, apresentava características rígidas e coercitivas. II. Na década de 1960, no período que antecede a aprovação do segundo Código de Ética dos Assistentes Sociais, é marcado por um processo de renovação na profissão. III. O Código de Ética dos Assistentes Sociais de 1975 é considerado por alguns como um retrocesso para a profissão, pois exclui princípios como a democracia e o pluralismo. IV. O Código de Ética de 1986 mantém a tratativa de beneficiário ou cliente, daquele que procura pelo Serviço Social. V. O Código de Ética de 1986 é aprovado num período de democratização do país. As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente: Alternativas Alternativa 1: V, V, V, V, V Alternativa 2: F, V, V, F, V Alternativa 3: F, F, V, V, V Alternativa 4: V, V, V, F, V Alternativa 5: V, V, F, F, V
Respostas
respondido por:
0
A alternativa 1 está correta.
A fundamentação da ética está diretamente ligada a universalização da moral, ou seja, ela pode abrigar diversos campos sociais, como um ambiente de trabalho ou uma instituição escolar por exemplo.
Dentro do cenário atual em nossa sociedade, dialogar sobre a ética do Serviço Social significa compreender as mudanças que vieram ocorrendo na intervenção profissional do assistente social, como também, a crise política que nos ronda.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás