Vimos em Ciavatta (2005), que o homem, ao estabelecer relações com a natureza, desenvolve ações de trabalho, o que possibilita a produção dos bens de que necessita para sua subsistência, desenvolve conhecimentos e cultura, constituindo assim, a vida social.
Respostas
Resposta:
Se for a questão que estou pensando, são quatro assertivas e dentre elas apenas uma está incorreta, e seria a assertiva II.
A I está correta pois o trabalho faz de fato parte do desenvolvimento humano e portanto, constitui parte da sociedade.
A II está incorreta pois escola, formação, relações humanas têm sim um grande vínculo e dependência entre si, ainda que cada uma expresse uma especificidade diferente, todas elas integram a sociedade.
A III está correta pois a escola de fato tem o papel de formar cidadãos críticos e que busquem pesquisar, questionar e promover o desenvolvimento da própria sociedade e de sua própria vida financeira (no mercado financeiro).
A IV está correta pois embora o trabalho promova a humanização dos sujeitos, tal situação só ocorre em locais legalizadas e fiscalizadas pela legislação trabalhista; Destarte em lugais mais precários em relação ao vigor da legislação, o trabalho pode ser desgastante, privativo de sua vida pessoal e extremamente doloso, como é o caso do trabalho compulsório.
O que nos deixa com as assertivas I, III e IV.
Abraços e bons estudos!