Respostas
Resposta:
Seleiro renomado da região, Mestre José Amaro vive nas terras pertencentes ao Seu Lula. A dedicação do homem ao ofício consome a saúde, conferindo-lhe um aspecto doentio. Mora inicialmente com a filha Marta, uma solteirona que acaba enlouquecendo, e com a mulher, Sinhá.
José Amaro reside na beira da estrada, localização que favorece o contato com vários personagens que passam pelo caminho. Entre as principais figuras com as quais desenvolve suas conversas estão o Capitão Vitorino Carneiro da Cunha, de quem se apieda pelo modo como é tratado pelo povo da região; o cego Torquato e Alípio, mensageiros do Capitão Antônio Silvino, cangaceiro temido da região. O mestre admira e respeita o cangaceiro, por considerá-lo o vingador dos pobres e explorados.
Em certo momento, Marta tem um forte ataque de convulsão nervosa e José Amaro a espanca no intuito de curá-la. Em virtude de seu semblante doentio e da insônia, que o leva a vagar pelas madrugadas nas ermas estradas da região, José Amaro é amaldiçoado pelo povo, que o acusa de ser um lobisomem. Homem orgulhoso, que sempre se gabava de trabalhar apenas para quem lhe aprouvesse, o mestre se indispõe com o dono da terra em que vivia, de onde acaba sendo expulso.
A tragédia do personagem se completa com a internação da filha, que enlouquece, e com a fuga da mulher, que teme sua figura doentia e vai aos poucos acreditando nas histórias do povo, até enxergar no marido a figura maldita do lobisomem.
Seu fim trágico só será revelado na terceira parte do livro: entregue à própria sorte, José Amaro é preso e humilhado pela tropa do Tenente Maurício, acusado de colaborar com o Capitão Antônio Silvino. Perdido irremediavelmente o orgulho, único bem que possuía, o mestre se suicida.
Obra-prima de José Lince de Rego, o romance provincialista retrata a decadência das plantações de cana-de-açúcar no Nordeste e traça um amplo perfil das figuras decadentes que giravam em torno dessa atividade econômica.
Fogo Morto – Resenha
O tema central de Fogo Morto é a discrepância do povo com a realidade resultante do declínio da escravidão nos Moinhos do Nordeste, nas primeiras décadas do século XX. Ele gira em torno de três personagens emocionantes em seu trabalho ficcional.
Ao enfatizar particularidades territoriais e abordar questões de desigualdade social, Fogo Morto demonstra tão bem os princípios de sua escola literária. Além disso, como Graciliano Ramos (1892-1953) e Jorge Amado (1912-2001), José Lince de Rego foi um dos pioneiros do coloquialismo e do uso de idiomas regionais.
Leia mais sobre Fogo Morto em: https://brainly.com.br/tarefa/18563084
#SPJ2