Leia o texto a seguir, a respeito da astronomia inca:
Os incas, que ignoravam a escrita, não podiam registrar em textos o fruto de sua observação do movimento dos astros como o fizeram tão minuciosamente os antigos mexicanos. Não deixaram qualquer documento semelhante aos calendários mesoamericanos, que permitiria hoje avaliar a extensão e a precisão do saber que, a partir de tal observação, eles haviam elaborado no domínio do cômputo do tempo. Entretanto, como em todas as sociedades agrárias, a astronomia não era um saber negligenciado nos Andes. Sabe-se que o ano inca correspondia ao ano solar.
FAVRE, Henri. A civilização inca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. p. 72.
a) O texto estabelece diferenças entre a cultura dos incas e dos mexicas, também conhecidos como astecas. Quais são elas?
b) Quais as principais características da economia inca?
Respostas
Resposta:a) os incas preferiram focar na religião diferente dos "mexicas" b)A sociedade inca desenvolveu-se nas encostas da cordilheira dos Andes. Hoje, essas terras compreendem o Peru, a Colômbia, o Equador, o oeste da Bolívia, o norte do Chile e o noroeste da Argentina. Os incas, assim como os astecas e os maias, formaram importantes civilizações na América antes do domínio espanhol.
Explicação:acho q é isso, o texto nn dá muito ideia. Porem no capítulo do seu livro deve ter e pode explicar melhor ;) beijinhos
Resposta:
a) Enquanto os mexicas desenvolveram a escrita, os incas a ignoravam. Apesar de não deixarem registrados calendários, como os mexicas, os incas marcavam o tempo por meio da observação dos astros, utilizando o ano solar.
b) Como o texto traz indícios, a agricultura tinha vital importância para os incas. Havia também um forte intercâmbio de mercadorias no interior do império. Através do ayllu, utilizava-se o trabalho coletivo e temporário.