• Matéria: História
  • Autor: pietrocoitinho5896
  • Perguntado 7 anos atrás

SOBRE A MESOPOTÂMIA RESPONDA

a)havia um governo único para todas as cidades?
b)quem governava as cidades-estado?
c)na mesopotãmia, os laços entre política e religião eram estreitos.Explique

Respostas

respondido por: fermachado10
6

Resposta:

A sim B o faraó C não havia política porque o trono era hereditário e eles eram politeístas

respondido por: otaviojonys59
3

Resposta:

Nao, pois cada cidade tinha seu rei e suas proprias tradicoes e culturas.

Quem governava as cidades-estados da Mesopotâmia eram os Reis e Patésis, a depender da civilização em questão, visto que a região possuiu vários, a exemplo dos sumérios, babilônios, hititas, assírios e outros.

No caso dos povos sumérios, por exemplo quem governava as cidades-estados eram os patésis, chefes locais responsáveis pela administração e pelos ritos religiosos.

Povos como os Hititas e Babilônios, por exemplo, eram governados por monarcas que possuíam influências diretas da religião para a tomada de decisões e constituição de seus governos.

Na realidade, em toda a história da humanidade, política e religião formaram laços estreitos, dado que não havia, como ocorreu no cristianismo, uma ruptura entre estas duas esferas. Na mesopotâmia o mesmo acontecia, e os líderes políticos das civilizações eram, também, líderes religiosos, sendo, por vezes, considerados deuses.

No cristianismo isso se rompe, principalmente com a ascensão da Reforma Protestante que, em Lutero, separa o mundo na esfera espiritual e na esfera prática, entendendo a política como importante ferramenta, não mais associada exclusivamente à fé, mas também à ordem no mundo.

Abraços


Anônimo: Obrigado
Perguntas similares