• Matéria: Psicologia
  • Autor: mairavdff
  • Perguntado 7 anos atrás

O aspecto afetivo é essencial na abordagem walloniana do desenvolvimento humano. Ele “observou que no desenvolvimento infantil, aparecem períodos mais voltados ao afetivo e outros ao cognitivo” (EMANUEL, p. 125, 2017). Essa alternância ocorre numa sucessão desses períodos (ou estágios) onde cada fase predominante incorpora as conquistas realizadas pela outra fase. Wallon denominou esse período de Predominância Funcional em que se alternam a Predominância afetiva e a Predominância cognitiva. Nessa perspectiva, julgue as afirmativas abaixo: I Na Predominância afetiva a criança não desprende energia, fica mais quieta, volta-se para a construção do eu, seu interesse é por questões subjetivas que dizem respeito a si mesma, a pensamentos e sentimentos; II Na Predominância cognitiva a criança volta-se à construção do real e ao conhecimento do mundo físico, interessa-se pela escola, por pesquisas, por descobertas novas e instigantes, com dispêndio de energia e de movimentos; III Na Predominância cognitiva a criança volta-se para a introspecção, para a subjetividade, não desprende energia e mergulha em seus pensamentos, emoções e sentimentos, ela começa a questionar quem ela é; É correto apenas o que se afirma em: I e III. I, II e III. II e III. I e II. II.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
0

Apenas  I e II estão corretos.

De acordo com Wallon, o processo de Predominância Funcional é fundamental para a construção de um desenvolvimento afetivo na criança, formado por dois tipos: Predominância afetiva e a Predominância cognitiva.

A primeira estabelece-se de forma pautada na introspecção, em que a criança volta-se para seus pensamentos e emoções, ao passo que a segunda contribue para o conhecimento do mundo externo e no meio em que está inserido.


mairavdff: Obrigada!
Perguntas similares