A capoeira, assim como as demais lutas, pode ser vivenciada na escola por meio de jogos que apresentam os elementos das diversas lutas existentes no Brasil e no mundo. Relembre as atividades vivenciadas por você e, somando aos seus conhecimentos, assinale a alternativa que indica o nome correto dessas práticas.
Respostas
Primeiro, precisamos completar a pergunta:
As origens da capoeira estão intimamente relacionadas com a história de nosso país, que a torna uma das modalidades de luta mais arraigada na cultura brasileira. Sobre esse tema, é correto dizer:
Alternativas:
a)
A capoeira originalmente era usada apenas como uma dança ritualística. As características de luta dessa arte apenas surgiram na década de 70, com a introdução da chamada capoeira contemporânea.
b)
A capoeira apenas começou a ser praticada com a abolição da escravatura, pois antes não haviam escolas para a prática. Com a libertação dos escravos, foram abertas as escolas de capoeira, que auxiliaram na disseminação da arte.
c)
A capoeira era inicialmente praticada pelos feitores, que a utilizavam como forma de manter a supremacia sobre os escravos. Mais tarde, os escravos se apropriaram de sua prática.
d)
A capoeira foi proibida durante o período da escravatura, sendo praticada em segredo pelos escravos. A sua prática ficou marginalizada até pelo menos a década de 30 do século passado.
Agora, podemos responder corretamente:
Analisando a pergunta acima, podemos confirmar a letra D como correta.
A capoeira foi proibida durante o período da escravatura, sendo praticada em segredo pelos escravos. A sua prática ficou marginalizada até pelo menos a década de 30 do século passado.
Em 1932, no Governo de Getúlio Vargas, o país enfrentava uma grande crise, e, Vargas, buscando uma popularidade maior, buscou medidas para agradar o povo com medo de uma possível revolta organizada.
O presidente sabia que a Capoeira estava latente no seio do povo e mandou que a liberassem. Impôs, porém, a condição de que ela fosse praticada apenas como "folclore".
Resposta:
é a d
Explicação: