Os dois mapas a seguir revelam características do neocolonialismo na África. Identifique às e justifique explicando por que tais aspectos se relacionam ao projeto neocolonialista. Mapa I- Em relação a demarcação das fronteiras entre vários países. Mapa II- Em relação às ferrovias.
Respostas
O Neocolonialismo Africano é o nome dado a política voltada a reforçar o imperialismo, fortalecendo o domínio dos países europeus sobre as suas respectivas colônias no continente africano.
Durante o século XIX, as potências econômicas europeias estavam em meio a Segunda Revolução Industrial que, diferente da primeira que era totalmente baseada na queima de carvão, necessitava de outro tipo de combustível como a energia elétrica, gerada através das usinas, e da queima do petróleo.
Essas potências europeias, principalmente Portugal, França, Bélgica, Inglaterra e Alemanha, realizaram a Partilha da África, dividindo o território para instalar um sistema de exploração dos recursos naturais
Mapa l - Em relação a demarcação das fronteiras entre vários países.
Os países africanos fazem fronteiras com outros países, como o continente Europeu e também acaba fazendo com o continente Asiático.
Essas linhas de fronteiras elas são características dos paralelos horizontais que fica no paralelo do Equador e os meridianos que são as linhas verticais no meridiano de greenwich.
Mapa ll - Em relação ás ferrovias.
A África, a grande maior parte das suas ferrovias ela sai do interior da Costa, e ela faz o escoamento das mercadorias, principalmente dos produtos agrícolas e minerais para os porcos.