O termo transestética é cunhado pelos autores Lipovetsky e Serroy (2015) e consiste em uma nova estética de consumo que transita transdisciplinarmente por diversas áreas. Essa dinâmica de consumo, é movida através de experiências consumatórias e não por experiências de reflexão, ou seja, é regida por momentos de prazeres efêmeros, lúdicos, emocionais, tudo isso objetivando aumentar metas de vendas. Nesse sentido, os valores transestéticos buscam, enquanto um modelo de vida, experiências, espetáculos, autenticidade, entre outros aspectos.
FONSECA, Annelise Nani da; PEREIRA, Clauciane; VALLIM, Cibelle; FONSECA, Carina Seron da;. Processo Criativo. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019.
Diante do exposto, avalie as afirmativas a seguir.
I- Essa nova dinâmica de mercado, que busca experiências consumatórias é denominado de capitalismo artista.
II- Esse modo de pensar o mercado, explica frases famosas, como, por exemplo, “não vendo produtos, vendo experiências”.
III- A partir desse modelo, a arte não é apenas uma educação para a liberdade, mas uma ferramenta para conformar o capitalismo artista.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
respondido por:
4
Alternativa 5 está correta.
O autor dialoga sobre o sofrimento como uma noção de dualidade com as experiências positivas as quais vivemos, visto que apesar de viajarmos, conquistarmos bens, entre outros elementos, nós vivemos em uma sociedade pautada no trabalho, fato que nos endurece principalmente devido a cultura do individualismo.
Por isso, nós, enquanto seres sociais estamos permanentemente fazendo escolhas e nos impondo novos valores para obter sucesso buscando aliviar o peso de viver.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás