Respostas
Resposta:
A matemática, apesar de ser uma ciência, pode ser considerada como uma ferramenta. Ferramenta, que por sua vez, está presente em inúmeras outras ciências servindo de base para consolidar teorias ou até mesmo leis. Com a Física não é diferente: "a ciência dos fenômenos da natureza" utiliza a matemática como meio de consolidar as práticas de seus estudos. Isso tem como consequência para a Física uma ciência mais palpável e positivista, visto que utiliza-se do método científico (embasado nos dogmas do matemático Descartes).
Um exemplo prático e o mais simples, pode ser retratado ao citarmos o fenômeno da velocidade, uma vez que para medirmos esta grandeza necessitamos de uma fórmula matemática: V = ΔS/Δt. E ainda seguindo no sentido da equação horária da velocidade: ao calcularmos a área de um gráfico deste tipo, obteremos uma outra grandeza física: a distância percorrida pela partícula, por exemplo.
Como é possível ver, a Matemática é uma base constituinte da Física, sem a qual não poderíamos averiguar esta como ciência.