um corredor parte do repouso e atingem a velocidade de 9m/s após 3 segundos de movimento. qual foi a aceleração media desse corredor durante esse intervalo de tempo?
Respostas
Quando um corpo (no caso, o corredor) está em repouso, independentemente (neste caso, em especial) de qual referencial seja, sua velocidade encontra-se nula, pois não há deslocamento no espaço ao passar do tempo. Mas ao seu deslocar, após 3 segundos ele atinge a velocidade de 9 metros a cada 1 segundo (9m/s). Note que há uma diferença entre as velocidades: uma é nula (0m/s, repouso, velocidade inicial) e a outra é de 9m/s (velocidade final). Quando ocorre o fenômeno da alteração de velocidade em razão de certo tempo decorrido (3 segundos), dizemos que houve uma aceleração. Lembrando que, em estado de repouso, o tempo de movimento é nulo (0s, início).
A fórmula da aceleração média é expressa como a variação de velocidade em razão (dividida) do tempo decorrido (que é uma variação também). Variação (símbolo: delta ∆) significa a diferença entre dois valores, entre o final e o inicial, respectivamente. Isso se aplica na hora de realizar os cálculos da fórmula
a = ∆V ÷ ∆t
∆V = Variação de Velocidade = Velocidade final (Vf) – Velocidade inicial (Vi) = 9m/s – 0m/s = 9m/s
∆t = Variação de Tempo = Tempo final (t) – Tempo inicial (t0) = 3s – 0s = 3s
Desconsiderando as unidades de velocidade (m/s) e tempo (s), a fim de não causar poluição visual nas contas, logo...
a = 9 ÷ 3
a = 3
a aceleração, no sistema S.I. é medida em m/s/s (ou m/s²). Neste caso, significa que a cada 1 segundo, o corredor varia sua velocidade em 3m/s.
a = 3 m/s²