Para pensar na práxis da tríade do “cuidar-educar-brincar” que se traduz da realidade vivenciada pelos sujeitos que atuam na escola, isto é, das relações entre crianças e adultos nos espaços e tempos da creche, é fundamental que se debruce na compreensão do processo histórico de obtenção do direito à Educação Infantil em nosso país, de como se deu e de como se constitui nos tempos atuais. Propõe-se, em linhas gerais, seu estabelecimento após a Constituição Federal de 1988.
A partir do trecho apresentado e do conteúdo abordado nesta disciplina, avalie as afirmações a seguir:
I. A escola de Educação Infantil passa a fazer sentido após as grandes revoluções no Mundo e no Brasil em específico, é estabelecida somente após o final da ditadura na década de 80, com a Constituição Federal.
II. A práxis na educação infantil envolve o tripé conceitual CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR que se estabeleceu após deixarmos de limitar à Educação Infantil apenas ao assistencialismo.
III. O atendimento deficitário em creches e pré-escolas não pode ser justificado por problemas tais como: orçamento insuficiente, poucos recursos, formação deficiente dos professores e grande quantidade de crianças por turma.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:1 e 2
Explicação:
respondido por:
5
De fato apenas I e II estão corretas.
A brincadeira favorece os aspectos físicos e cognitivos das crianças, além de fortalecer a competitividade e o desenvolvimento físico.
Por isso, é importante que a mediadora do ato de brincar seja dinâmica, não só em quadra mas em sala de aula, utilizando a inclusão para que todos os alunos participem.
Dentro desse contexto, o ato lúdico no brincar tem grande importância em como a formação do aluno será feita, pois é nessa fase que ele passa a interagir com os colegas de classe e com os professores, aprendendo e experienciando novas coisas.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás