sobre o Egito e o Reino de Kush, responda:
a partir de quando os egipcios se desenvolveram?
o que os egipcios cultivaram?
quem eram os normacas?
Quando foi que Alto e Baixo Egito foram unificados?
o que simboliza a coroa dupla de faraó?
como esta dividida a historia politica do egito?
como foi o Antigo imperio?
como foi o novo imperio?
como chefes militares e sacerdotes enriqueceram?
como vivia a maioria da população?
cite as causas do enfraquecimento do Egito, ocasionando sua invasão
como aconteciam as mudanças sociais?
como era a vida de um faraó?
como a sociedade via o faraó?
qual a finalidade das piramides?
qual a importancia da religião para os egipcios?
qual a principal crença de um egipcio?
os egipcios eram politeistas. Explique
como eram representados os deuses egipcios?
o que era o Tribunal de Osiris?
porque os egipcios desenvolveram a mumificação?
cite as escritas egipcias
o que é o livro dos mortos?
Respostas
Resposta:
1) 3.200 a.C a 32 a.C
2)A principal atividade econômica dos egípcios era a agricultura. Os egípcios cultivavam trigo, cevada, linho, algodão, legumes, frutas e papiro, planta com a qual faziam um papel de boa qualidade
3)Um nomarca era um governador provincial no Egito Antigo; o país foi dividido em 42 províncias, chamadas nomes. Um nomarco era o oficial do governo responsável por um nome
4)por volta de 3100 a.C
5)símbolo de poder
6)A história política do Egito, é dividida em 3 fases, que foram elas: Antigo Império → Nesse período ocorreu a construção de obras de drenagem e irrigação, o que levou a expansão da agricultura nesse período também se tem as grandes pirâmides dos faraós Queops, Quéfren e Miquerinos. (3200 a.C – 2100 a.C).
7)No Antigo Império, a capital do Egito foi, primeiro, a cidade de Tinis; depois, a de Mênfis. Por volta de 2400 a.C., O Império Egípcio foi abalado por uma série de revoltas lideradas pelos administradores de províncias. O objetivo destas era enfraquecer a autoridade do faraó.
8)O chamado Novo Império (1539-525 a.C.) do Egito foi o último período da divisão política da Civilização Egípcia. O Novo Império iniciou-se após uma reunificação dos egípcios que estavam, à época, sob o domínio dos: assírios.
9)Os Sacerdotes tinham responsabilidades espirituais e materiais no Antigo Egito. Eram eles que administravam as riquezas e os bens dos grandes e ricos templos no Império.
10)A maior parte da população egípcia morava em pequenas cabanas feitas de junco, madeira e barro. As casas eram construídas nos locais mais elevados, para não serem atingidas pelas inundações
11)Depois do século XII a.C., o Egito foi sucessivamente invadido por diversos povos. Em 670 a.C., os assírios conquistaram o Egito, dominando-o por oito anos. Após liberta-se dos assírios, o Egito começou uma fase de recuperação econômica e brilho cultural conhecida com renascença saíta.
12)a sociedade egípcia é caracterizada por ser completamente hierárquica, onde a possibilidade da mobilidade social é quase nula. Cada “classe social” possuía suas funções perante o estado, sendo quem tinha menos poder deveria obedecer quem estava acima.
13)Os faraós eram os reis do Egito Antigo. Possuíam poderes absolutos na sociedade, decidindo sobre a vida política, religiosa, econômica e militar. ... Como os egípcios acreditavam na vida após a morte, a pirâmide servia para guardar, em segurança, o corpo mumificado do faraó e seus tesouros
14)A pirâmides foram construídas pelos escravos do Egito e homens livres. Consistia num trabalho ṕesado. As pirâmides eram consideradas a segunda casa de Faraó. Faraó era o nome dado aos governantes da época
15)eligião egípcia teve grande influência em várias áreas da sociedade. Os egípcios eram politeístas (acreditavam em vários deuses). ... Os egípcios antigos faziam rituais e oferendas aos deuses. Era uma forma de conseguirem agradar aos deuses, conseguindo ajuda em suas vidas.
16)As crenças egípcias giravam em torno da adoração de vários deuses, o politeísmo, e a crença em deuses com forma humana e animal, o antropozoomorfismo. Muitos deles eram associados a determinadas forças da natureza. O politeísmo egípcio era acompanhado pela forte crença em uma vida após a morte.
17)deuses com forma humana, animal.etc
18) Na mitologia egípcia, Osíris assumia uma importante função. Era o responsável pelo julgamento dos mortos no “Tribunal de Osíris”. Neste tribunal, Osíris pesava o coração do morto para avaliar se este mereceria uma vida no além.
19) O processo de mumificação no Egito Antigo. Entende-se por politeísmo a crença em vários deuses. Os egípcios, povos politeístas, acreditavam na vida eterna após a morte, em que o espírito do falecido voltava para tomar seu corpo. Para abrigar o cadáver, construíram as pirâmides
20) Entre os livros de natureza religiosa e moral, destacamos o “Livro dos Mortos” e o “Texto das Pirâmides”, respectivamente. Em paralelo, também havia produções textuais mais leves e jocosas, como no caso do livro “A sátira das profissões”, escrito que critica os incômodos existentes em cada tipo de trabalho.
21)Livro dos Mortos (cujo nome original, em egípcio antigo, era Livro de Sair Para a Luz ou Saída para a Luz do Dia) é a designação dada a uma coletânea de feitiços, fórmulas mágicas, orações, hinos e litanias do Antigo Egito, escritos em rolos de papiro e colocados nos túmulos junto das múmias.
espero que eu ajude