Respostas
Explicação:
Rio de Janeiro foi capital da colônia portuguesa em 1763
A mais fascinante cidade do Brasil é, de longe, a que mais concentra a história do país. O Rio de Janeiro tornou-se capital da colônia portuguesa em 1763. Em 1808, virou a sede de todo o império português, com a atropelada fuga da monarquia de Lisboa para o trópico. O Rio passou a ser a capital de um império que incluía Angola e Moçambique, na África; Goa, na Índia; Timor, Sudeste Asiático; e Macau, China.
Só em 1960, com a fundação de Brasília, e com a paralela ascensão econômica e demográfica de São Paulo, que a Mui Leal e Heróica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro - título a ela concedido pelo imperador Pedro 1º - começou a perder prestígio e poder. Mas o charme permaneceu. Pois de 1763 a 1960 foram construídos ali os mais importantes palácios, igrejas, museus, bibliotecas, fortalezas, aquedutos e estádios brasileiros.
Foi só por acaso que o mesmo dom Pedro proclamou a independência em um riacho, Ipiranga, perto da sonolenta cidade de São Paulo. Pois quase tudo o que contou na história do país aconteceu no Rio.