Respostas
Resposta:
Explicação:
1-O Tratado de Versalhes foi um acordo celebrado pelos países envolvidos na Primeira Guerra Mundial, visando pôr fim ao conflito.
2-Foi celebrado em Paris, na França em 28 de junho de 1919, entrando em vigor em 10 de janeiro de 1920.
3- O tratado pôs fim às hostilidades iniciadas em 1914 entre potências europeias, suas colônias e aliados ao redor do mundo, devolvendo ao continente a paz e determinando as consequências do conflito e os rumos das relações no continente e fora dele.
4- pôs fim às hostilidades militares entre as potências envolvidas, o Tratado de Versalhes calou definitivamente os canhões e cessou o combate que ainda perdurava no continente desde a assinatura do Armistício.
5-O Tratado determinava que a Alemanha (antigo Império Alemão, depois República de Weimar) arcasse com todos os prejuízos causados pela guerra.
6-o Tratado imputava à Alemanha toda a responsabilidade pelo conflito e por suas consequências, principalmente perdas econômicas.
7-Um dos principais pontos definidos pelo Tratado foi a instituição da “Liga da Nações”, órgão internacional que atuaria como regulador da situação política do mundo, buscando resolver atritos e disputas da forma mais efetiva, zelando pela manutenção da paz e da prevenção ao uso da força.
8-idealizado pelo então presidente dos Estados Unidos na América, Thomas Woodrow Wilson, foi essencial para a manutenção da paz por cerca 20 anos na Europa, ao mesmo tempo que foi responsabilizado por diversos conflitos e disputas surgidos nos anos seguintes e por omissão diante da posterior escalada dos nazistas ao poder na Alemanha da década de 30.
9-No período da Belle Époque, que precedeu a Primeira Guerra, prevaleceu uma atmosfera de “paz” entre as principais nações europeias. No entanto, essa paz foi, muito acertadamente, chamada de “paz armada”, já que havia certa tensão provocada pela modernização da indústria bélica, sobretudo do Império Alemão.
10-A primeira proposta de uma “paz” diferente da “paz armada” ocorreu por meio dos “14 pontos” elaborados pelo então presidente dos Estados Unidos da América, Woodrow Wilson. O primeiro desses pontos, por exemplo, insistia no estabelecimento de acordos de paz públicos, com claras cláusulas diplomáticas