Respostas
Atraves das veias cavas (ficam em cima do coracao,sao duas)
Passa para o ventrículo esquerdo e é bombeado pela artéria aorta para o resto do corpo. Depois de ter banhado todos os tecidos, pela rede de capilares, levando oxigênio e coletando gás carbônico, o sangue venoso (rico em gás carbônico) retorna ao coração, pelas veias cavas, para o átrio direito.
Resposta:
O sistema venoso é considerado o grande reservatório de sangue do organismo, pois, devido a sua grande capacidade de reserva de volume, e sua propriedade de controlar seu tônus, varia o volume de sangue disponível a cada momento no seu interior.
O retorno venoso ao coração se faz sempre por uma diferença de pressão entre a periferia e a área central – átrio direito. No átrio direito, os valores da pressão variam entre -4mmHg e +4mmHg aproximadamente, sendo que essa variação está na dependência dos movimentos respiratórios, da postura, da integridade do músculo cardíaco e da volemia do paciente.
Em relação à periferia, a pressão vai variar muito com a postura assumida e os movimentos. Pode-se afirmar que a pressão nas veias da região cefálica é muito baixa (próxima de zero) ou mesmo negativa em posição ortostática.
Nos membros superiores, costuma ser positiva, em posição de decúbito dorsal horizontal, em cerca de 10mmHg e pode ser utilizada como bom parâmetro da volemia pelos anestesistas, nos pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos.
Quando na posição ortostática, a pressão venosa na mão pode chegar a
50 mmHg (com as mãos pendentes). O retorno venoso, nestes casos, se deve à pressão arterial, que empurra o sangue de volta (“vis a tergo”), associado aos movimentos dos músculos (bomba muscular), e pela pressão negativa torácica, causada pela respiração (“vis a frontis”).