Dada à natureza do trabalho docente, que é ensinar como contribuição ao processo de humanização dos alunos historicamente situados, espera-se dos processos de formação que desenvolvam os conhecimentos e as habilidades, as atitudes e os valores que possibilitem aos professores construir seus saberes/fazeres docentes a partir das necessidades e desafios que o ensino como prática social lhes coloca no cotidiano (PIMENTA; LIMA, 2004). PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. Pensando no processo que envolve a formação do pedagogo, analise as afirmações a seguir: I. A base dos saberes do pedagogo está no conjunto de saberes que lhe proporcionam condições de leitura do mundo nos múltiplos olhares que a ciência desenvolve. II. A base dos saberes do pedagogo está nos saberes que caracterizam e fundamentam os processos de ensino-aprendizagem, suas teorias e as determinações legais necessárias ao exercício da docência. III. A base dos saberes do pedagogo está nas teorias da educação e da pedagogia e das demais ciências: sociologia, psicologia, antropologia, filosofia, história, política, linguagem, ciências exatas e da natureza, ciências da saúde, dentre outras. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
todas estão corretas
Explicação:
página 23
Resposta:
Alternativa 5:
I, II e III.
Explicação:
A BASE DE CONHECIMENTOS DO PEDAGOGO
Em uma primeira dimensão, o pedagogo trabalha com uma pluralidade de saberes, já definidos e produzidos e que constituem parte
insubstituível do repertório de informações de que deve dispor e ter domínio para o exercício de sua profissão. Dentre esses se destaca, inicialmente, um conjunto de saberes que lhe proporcionam condições de leitura do mundo nos múltiplos olhares que a ciência desenvolve.
São os saberes situados na confluência da teoria da educação e da pedagogia e das demais ciências: sociologia, psicologia, antropologia, filosofia, história, política, linguagem, ciências exatas e da natureza, ciências da saúde, para exemplificar alguns dos campos da ciência as quais o pedagogo, sem ser um profissional da área, deve ter iniciação. A sua familiarização com esses, na perspectiva da inter e transdisciplinaridade, capacita-o a proceder à leitura do mundo que se situa e atua cotidianamente, construindo os saberes educacionais de uma pedagogia de emancipação humana que a função de gestão educacional requer.
Uma segunda dimensão de saberes próprios ao pedagogo e à profissão que exerce diz respeito ao campo específico da pedagogia e da gestão pedagógica propriamente dita. São saberes que caracterizam e fundamentam os processos de ensino-aprendizagem, suas teorias, as determinações legais necessárias ao exercício da docência.
Páginas 23 e 24 do livro.
Espero ter ajudado!