Herdamos as discriminações raciais da Europa antiga e medieval, baseada nos fatores religiosos, políticos, de nacionalidade, de cultura e de diferenças raciais que passaram a ser utilizadas para classificar os seres humanos. Essa fórmula de racismo europeu, distingue os tipos físicos, a pele escura, os negros e os não europeus, sendo considerados inferiores. Somente aqueles de pele alva, os brancos, são considerados como raça superior. Justificando dessa forma o domínio colonial e a exploração européia sobre os outros povos. Estudos demonstram que é no século XIX que a ideologia racial ganha grande força e justifica a exploração dos europeus sobre os povos diferentes. Dessa forma,assinale a afirmação que complementa o enunciado.
Alternativas:
a)
A história e a cultura brasileira foi marcada por concepções eurocêntricas de preconceito racial e discriminações raciais, criando um círculo vicioso que inferiorizou e excluiu a população negra do acesso aos bens sociais, culturais, econômicos e políticos.
b)
Historicamente as manifestações afrodescendentes não reconhecem como violência o processo de colonização europeu, pois entendem que os acontecimentos políticos da colonização, isto é, os europeus estavam melhor organizados para impulsionar o desenvolvimento das sociedades africanas e a submissão se deu de forma pacífica.
c)
Apesar de historicamente os negros e africanos terem se submetidos aos europeus brancos e o próprio processo de escravidão, há de se reconhecer o incentivo dado pelos europeus em suas colônias para o branqueamento e a mestiçagem, sendo esse fator de muito importante para o desenvolvimento da Africa e do Brasil.
d)
Entende-se que a discriminação racial é um processo natural biológico, fisiológico, datado antes mesmo da modernidade no século XIX e foi explicada pela teoria da seleção natual, procurando explicar que na sociedade humano existem grupos fortes e outros fracos.
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A história e a cultura brasileira foi marcada por concepções eurocêntricas de preconceito racial e discriminações raciais, criando um círculo vicioso que inferiorizou e excluiu a população negra do acesso aos bens sociais, culturais, econômicos e políticos.
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