Em geoprocessamento, o modelo de dados define de forma informatizada os fenômenos e objetos do mundo real. Em geral esses fenômenos e objetos possuem um grau de complexidade que não permite a sua representação completa e exata dentro dos recursos hoje existentes nos sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD) criando a necessidade de uma abstração dos objetos e fenômenos do mundo real, simplificando a sua representação com a aplicação que será dada ao banco de dados.
BAGGIO, J. M. Geoprocessamento aplicado a estudos ambientais. Maringá-Pr: UniCesumar, 2018.
Neste contexto, sobre o modelo de dados e os dados geográficos aplicados em geoprocessamento, analise as afirmativas seguintes:
I. Para facilitar o processo que irá definir o grau de simplificação ideal, a abstração é usada como ferramenta de ajuda dividindo o sistema em componentes separados, e cada um desses componentes deverá ser visualizado em diferentes níveis de detalhes e complexidade, por isso nos sistemas de geoprocessamento a abstração é de grande relevância.
II. O geoprocessamento trabalha com dados geográficos, que além de existirem em grande riqueza de representação também possibilitam inter-relacionamento entre esses dados criando grande número de possibilidades de leituras.
III. O geoprocessamento trabalha principalmente com dados geográficos vetoriais e matriciais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
Resposta:
CORRETA a Alternativa 5: I, II e III.
Explicação:
I. VERDADEIRO, vide p. 34 da Apostila - GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS. “Dessa forma, para facilitar o processo que irá definir o grau de simplificação ideal, a abstração é usada como ferramenta de ajuda dividindo o sistema em componentes separados. Assim, cada um desses componentes deverão ser visualizados, em diferentes níveis de detalhes e complexidade, por isso nos sistemas de Geoprocessamento a abstração é de grande relevância. (...)”
II. VERDADEIRO, vide p. 34 da Apostila - GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS. “O Geoprocessamento trabalha com dados geográficos, que além de existirem em grande riqueza de representação também possibilitam inter-relacionamento entre esses dados, criando grande número de possibilidades de leituras e sendo uma excelente ferramenta de análise ambiental.”
III. VERDADEIRO, vide p. 34 da Apostila - GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS. “Para representação do meio ambiente e os fenômenos que nele ocorre o Geoprocessamento trabalha principalmente com dados geográficos vetoriais e matriciais.”
Resposta:
ALT 5
Explicação:
I, II e III.