Respostas
A chamada Marcha para o Oeste foi um projeto desenvolvido pelo governo de Getúlio Vargas durante a ditadura do Estado Novo.
Na época a economia e a população estavam concentradas nas regiões litorâneas do Sul e Sudeste. Sendo assim, as regiões do Centro-Oeste e Norte não integravam o Brasil, faziam parte do interior inabitável com pouquíssima população. Esse projeto foi criado com o intuito de promover a integração econômica e o crescimento populacional das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.
A proposta principal da Marcha para o Oeste era criar um rede de contato com as regiões recentemente “colonizadas”, com as regiões litorâneas. Transformar as regiões do Oeste e Norte em regiões primordialmente agrícolas era fundamental para ampliar o abastecimento de alimentos nas regiões litorâneas, e também realizar a exportação de produtos produzidos nas regiões. Por esse motivo, uma das principais ações da marcha era a construção de malhas rodoviárias.
Inicialmente a marcha tinha a proposta de começar a urbanização pelo Oeste e depois para o Norte, a primeira foi feita, porém a última região não teve êxito. Ao fim, o projeto ficou centralizado somente no Oeste, não adentrando outras regiões. Por fim da marcha de Getúlio Vargas obteve sucesso com o seu programa; ocorreu aumento populacional, crescimento da malha ferroviária e na produção agrícola, trazendo assim desenvolvimento para a região Oeste.