Respostas
Resposta:
Para que tudo isso saia da literatura contábil e seja aplicada na vida real, é preciso técnica! As técnicas de auditoria são um conjunto de processos, ferramentas e práticas que vão fornecer o controle para que o auditor obtenha evidências ou provas suficientes, adequadas, relevantes e úteis que permitam fundamentar sua opinião sobre conclusão dos trabalhos realizados.
Cada técnica tem uma finalidade específica, que busca sempre evitar que procedimentos inadequados sejam aplicados, como a execução de exames desnecessários ou o desperdício de tempo e recursos humanos.
Para isso, todas as atividades e processos de auditoria que forem realizados dentro de uma repartição pública ou privada exigem que o profissional responsável aplique algumas ferramentas de trabalho que vão fazer com que ele obtenha os dados suficientes para a formação de sua opinião.
Estas ferramentas são chamadas de técnicas ou procedimentos de auditoria e exigem do auditor a sensibilidade necessária para identificar o nível de profundidade e extensão que cada caso demanda, e assim aplicar as técnicas certas até a obtenção de provas que comprovem a afirmação analisada.
Um conceito mais completo é apresentado pelo auditor William Attie em seu livro Auditoria – Conceitos e Aplicações (2010). Em seu livro, ele oferece de forma objetiva a visão técnica e prática da auditoria contábil.