Em 1580, Felipe II da Espanha assumiu o trono de Portugal. A partir de então, e até 1640, os reis da Espanha eram, também, reis de Portugal. Este período da história dos dois países é conhecido como o da União Ibérica. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s)
Respostas
A questão está incompleta, segue abaixo o complemento.
01) Com a União Ibérica, ocorreu uma fusão econômica e administrativa, pois tanto o reino de Portugal quanto suas colônias passaram a ser administrados diretamente pela nobreza da Espanha. 02) O império espanhol, sob o reinado de Felipe II, congregava a Península Ibérica, os Países Baixos e outras possessões na Europa. Suas possessões na América incluíam o México, ao norte, e, ao sul, os atuais territórios do Brasil, do Chile e da Argentina, além de possessões na África e na Ásia.
04) Inimigos dos espanhóis durante a União Ibérica, os ingleses percorreram, com seus navios, a costa brasileira pilhando navios carregados de açúcar.
08) A grande extensão territorial, a distância entre as possessões e os ataques de outros povos foram minando o império espanhol. A porção portuguesa desse império sofreu perdas territoriais até 1640, quando ocorreu a restauração dos Bragança ao trono português.
16) O Tratado de Methuen, de 1703, firmado entre Portugal, Inglaterra e Espanha, marcou o reconhecimento efetivo, por parte da Espanha, da independência portuguesa e ao mesmo tempo deu início à influência inglesa sobre Portugal.
As alternativas corretas são 01-02-16 (soma: 19).
Durante a União Ibérica, termo criado modernamente para definir o período de união entre Portugal e Espanha, mesmo com a união dos territórios, o Tratado de Tordesilhas permaneceu, entretanto foi contestado pela coroa portuguesa.
Em teoria, os territórios foram unidos, especialmente para lutar contra as invasões holandesas em território sul-americano, porém após a dissolução, houve disputas diversas quanto aos territórios, sendo necessário mais um tratado para definir isso.