Respostas
Resposta:
No final do século XIX, a fazenda de Manguinhos, situada na Zona Norte do Rio de Janeiro, destinava-se à queima do lixo. Devido às epidemias (febre amarela, varíola e peste bubônica) que atacavam a cidade, teve início uma série de ações que visavam combater essas doenças.
O Castelo da Fiocruz, como é mais conhecido o Pavilhão Mourisco, começou a ser construído em 1905 num terreno de 800 mil metros quadrados. Sua completa edificação terminaria somente em 1918. O desenho inicial do prédio foi feito pelo próprio Oswaldo Cruz, e a partir da ideia o arquiteto português Luís de Moraes chegou ao projeto final.
O prédio está localizado no alto da colina principal da antiga fazenda, e sua fachada está voltada para o mar, que na primeira década do século XX chegava muito próximo do terreno.
Explicação:
O castelo apresenta um tom vermelho nos tijolos das paredes externas. As varandas são revestidas de azulejos portugueses e o piso é coberto de mosaicos que lembram tapetes orientais. Os materiais utilizados na obra (tijolos, azulejos, cimento) foram importados da Europa. De lá também vinham muitos operários, portugueses, espanhóis e italianos.