Indique a alternativa correta que completa a oração abaixo: De .... muito ele se desinteressou em chegar a ocupar cargo tão importante. .... coisas mais simples na vida e que valem mais do que a posse momentânea de certos postos de relevo .... que tantos ambicionam por amor .... ostentação.
Respostas
Olá, bom dia
Como a questão estava faltando as alternativas eu pesquisei um pouco e encontrei alternativas abaixo, espero que elas satisfaçam a sua pergunta:
a) a, há, à, à.
b) há, as, a, a.
c) há, há, a, à.
d) a, hão, a, à.
e) há, a, a, a.
Assim, alternativa que melhor completa a oração seria a alternativa c) há, há, a, à, pois na primeira lacuna o substantivo "tempo"está subtendido. Já na segunda lacuna, cabe apenas o verbo "haver" no sentido de "existir".
Por eliminação, já podemos concluir que a alternativa c é a correta mas continuando a analise: na terceira lacuna temos o pronome relativo "que", não se usa crase antes desse pronome, pois ele não exige artigo. E, na quarta lacuna, temos um substantivo feminino que leva artigo e uma preposição, logo, teremos uma crase.
Logo, a alternativa c) há, há, a, à é a correta, resultando em:
“De há muito, ele se desinteressou de chegar a ocupar cargo tão importante, há coisas mais simples na vida e que valem mais que a posse momentânea de certos postos de relevo a que tantos ambicionam por amor à ostentação”
Espero ter ajudado.