Levando em consideração o fragmento do texto, e tomando por base seus conhecimentos que estão se desenvolvendo com as aprendizagens na disciplina, solicito que realize a leitura a seguir:
“Quanto mais analisamos as relações educador-educandos, na escola, em qualquer de seus níveis, parece que mais nos podemos convencer de que estas relações apresentam um caráter especial e marcante – o de serem relações fundamentalmente narradoras, dissertadoras. Narração de conteúdos que, por isto mesmo, tendem a petrificar-se ou a fazer-se algo quase morto… Falar da realidade como algo parado, estático, compartimentado e bem-comportado, quando não falar ou dissertar sobre algo completamente alheio à experiência existencial dos educandos, vem sendo, realmente, a suprema inquietação dessa educação… Nela, o educador “enche” os educandos com os conteúdos de sua narração… A palavra, nessas dissertações, se esvazia da dimensão concreta que devia ter ou se transforma em verbosidade alienada e alienante”. (FREIRE, p. 80 – 81).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra,2011.
Conforme o fragmento supracitado, a simples narração de conteúdos conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado. Mais ainda, a narração os transforma em ‘vasilhas’, em recipientes a serem ‘enchidos’ pelo educador. Agora, pautado em suas aprendizagens, escreva quais são os desafios docentes na atualidade?
Respostas
respondido por:
8
Os desafios atuais são oferecer uma educação de qualidade mesmo contando com baixos salários, cargas horárias excessivas, turmas lotadas, pouca estrutura física e o desinteresse de alunos.
Os professores precisam lidar com o planejamento para contar com uma boa aula, além disso lecionar, e em seguida, corrigir as provas. Mesmo exercendo todas essas atividades recebe pouco por isso.
Em alguns casos, precisa lidar com a violência do dia a dia. Em algumas escolas do Rio de Janeiro, por exemplo, existe tiroteio, algo que já é recorrente.
Portanto são diferentes desafios que um professor passa para lecionar em um país como o Brasil que pouco valoriza a atividades desse profissional.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás