No ambiente de Terapia Intensiva, as situações devida e morte abrangem vários personagens: pacientes, familiares, equipe multiprofissional e a própria instituição hospitalar. Idealmente, as decisões terapêuticas envolverão pontos favoráveis e contrários a todos os envolvidos. Após a análise das assertivas abaixo assinale a alternativa correta.
I. A retirada de procedimentos que prolongam a vida não é mais considerada eutanásia nos dias atuais, e sim ortotonásia, ainda que acompanhada de extrema sobrecarga emocional ao profissional que a conduz.
II. A distanásia, conhecida também como obstinação terapêutica ou futilidade médica,consiste em ações que geram um processo de morte lento, ansioso e com muito sofrimento.
III. A eutanásia é originalmente definida como a ‘boa morte’, embora nos dias atuais tenha o sentido de apressamento do processo de morrer.
IV. A ortotanásia defende a morte na hora certa, com dignidade e respeito, respeitando-se os princípios da não-maleficência, autonomia e justiça.
V. Apesar de alguns países e instituições recomendarem medidas acerca do prolongamento ou não da vida em situações de irreversibilidade do quadro clínico de pacientes internados em UTI, lúcidos ou não, a equipe multiprofissional ainda enfrenta muitas dificuldades que impedem a adoção destas medidas.
a) Apenas II, III e IV estão corretas.
b) Apenas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas II, III. IV e V estão corretas.
d) Apenas I, II, III e IV estão corretas.
e) Apenas I, II e V estão corretas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
a resposta certa e a letra (c)
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás