Respostas
Resposta:
a dança é muito famosa muitas pessoas dançam hoje vezes just dances que fazem ser muito famosa ela principalmente era famosa nos anos 90 e 80 eram os anos que ela foi mais famosas da dança existe a danceteria que as pessoas iam dançar e aqueles globos enormes no teto que brilhavam que as pessoas adoravam hoje em dia já é mais raro ver algumas danceteria algo assim Pés batendo no chão, braços erguidos, mãos espalmadas. movimentos dos quadris e dos ombros… Na praça de uma aldeia, no palco de um teatro ou sobre a areia do deserto…
Em todos os lugares e em todos os tempos, homens e mulheres dançam: ouvem o ritmo, marcam o tempo e, então, seu corpo inteiro descreve e expressa a alegria, a beleza, a vida. Assim começa a História da Dança!
Origem
A História da Dança é uma das mais antigas formas de expressão da humanidade, encontrada em rituais mágico-religiosos, nas festas e celebrações de uma comunidade ou, ainda, quando o aspecto estético adquire predominância, como uma manifestação artística.
As crianças, logo que conseguem ficar em pé, ensaiam pulinhos ritmados: temos a impressão de que sabem dançar antes mesmo de haver aprendido a andar.
História da Dança – O que é Dança?
A dança pode ser definida como a organização rítmica do movimento, e, assim, sua prática c também sua história são ligadas à música embora ambas atividades possam existir de modo separado. Como imaginar o nascimento de uma dança?
Na História da Dança, a procura de um gesto, a imitação de um animal (como no teatro ou na pantomima) podem ocorrer em silêncio, mas, ao se compor urna sequência de movimentos do corpo, criam-se simultaneamente uma dança com um ritmo.
O bater dos pés da solo e a repetição do gesto podem ser acompanhados com a voz ou com palmas; ainda hoje, na África negra, o principal acompanhamento da dança é o tambor.
Contexto
No ritmo da vida. Nas sociedades primitivas de ontem e de hoje, a dança ocupa um lugar de grande destaque. Dança-se para cada evento importante da vida: nascimento, matrimônio, funeral.
Atividade de um só indivíduo ou de todo o grupo, a dança estabelece e renova o vínculo entre os membros da comunidade; acompanha o trabalho na lavoura, da semeadura à colheita, ou em cerimônias especiais .
Há danças reservadas às mulheres, algumas apenas às jovens; outras são exclusivas dos homens (danças de guerra).
Há também na História da Dança algumas executadas no meio de um círculo de espectadores, por apenas um membro da comunidade, em solo: pode ser um dançarino exímio ou alguém que exerce funções religiosas.
Na História da Dança, em determinados cultos animistas , o xamã dança com movimentos, convulsivos ou suaves, característicos de cada espírito ou divindade com que se comunica.
Um contexto que diz muito sobre a História da Dança.
historia-da-danca-religiao
Danças Sagradas
A História da Dança começa de cunho religioso é encontrada no islamismo entre os mede,’, confraria que se desenvolveu na Turquia. Acompanhados por música própria, executada por flautas, instrumentos de cordas e tambores, os dervixes rodopiam cada vez mais rápido, em êxtase
Resposta:
A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris. ... A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).