• Matéria: Administração
  • Autor: romulosantos182
  • Perguntado 7 anos atrás

É evidente a necessidade de manter estoques que possam nos dar segurança para a empresa em relação a situações que mudam constantemente no ambiente interno e externo. Dessa forma, para a eficiência produtiva e redução de custos, se faz necessário dimensionar os estoques e encontrar formas de equilibrá-los.

VAZ, Fábio Oliveira. Gestão de Estoques, Armazenagem e Movimentação. (Reimpressão revista e atualizada) Maringá-Pr.: Unicesumar, 2018. 153 p.

Considerando o texto acima, assim como os conceitos de dimensionamento de lotes e lote econômico, analise as afirmações a seguir.

I - Quando falamos em Just-in-time não há um dimensionamento do lote de compra ou de produção, porque esses lotes têm de ser exatamente do mesmo tamanho da demanda.
II - No Just-in-time os custos vão ocorrer independentemente do tamanho do lote, neste caso, produzir lotes grandes reduz o custo sobre cada peça produzida.
III - Podemos definir o lote econômico como sendo a quantidade de compra ou de fabricação que é capaz de equilibrar os custos de reposição e manutenção de estoques.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.

Alternativa 2:
I e II, apenas

Alternativa 3:
III, apenas.

Alternativa 4:
I, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III.


Respostas

respondido por: arilsongba
3

A resposta correta é a Alternativa 1: I e III, apenas.

Dentro do processo de Just in time o dimensionamento de lotes de torna dispensável, pois o mesmo se sustenta simplesmente na padronização da produção, com isso pode-se afirmar que tal padronização se aplica simplesmente aos itens produzidos e eles não demandam lotes de diferentes tamanhos, pois os itens são basicamente os mesmos.

Já a teoria da determinação do tamanho do lote econômico se sustenta de uma modo geral em definir uma quantidade que tenha um custo de fabricação mínimo, apenas para conseguir mantes o seu estoque e o seu custo de produção.

Bons estudos!

Perguntas similares