Texto I
O problema da falta de professores é tema recorrente na mídia e na pauta dos gestores públicos que planejam e executam as políticas educacionais. Afinal, para qualquer rede de ensino que olhemos, logo constatamos a ausência de professores habilitados. A questão que fica é: faltam professores formados (licenciados) em número suficiente, ou aqueles habilitados buscam outras atividades remuneradas em função da pequena atratividade da profissão?
Disponível em: . Fragmento de trabalho acadêmico intitulado “O que explica a falta de professores nas escolas brasileiras?”, de José Marcelino de Rezende Pinto. Acesso em 16 mai. 2016.
Texto II
O governo do estado começou a lançar oficialmente as faltas dos professores grevistas nesta quarta-feira. Até aqui, as faltas estavam sendo computadas apenas extraoficialmente. Agora, chegou a época do mês em que se abre o sistema de informática para lançar as faltas no “sistema”, chamado Meta 4.
Com essa medida, o governo acredita que pode forçar pelo menos parte dos professores a voltar à sala de aula, já que os salários dos educadores passarão a sofrer descontos.
Disponível em:
Os valores sintáticos de palavras, locuções ou orações têm a ver com a forma como esses elementos se relacionam em um texto, mas, também, com o sentido que a ele incorporam.
No texto I, encontramos a expressão “falta de professores” e no II a construção “faltas dos professores”. A análise sintática do termo que tem como núcleo a palavra “professores”, em razão do contexto em que aparece, permite que se identifique esse termo
A
como adjunto adnominal, nos dois casos, dada a condição de pacientes dos professores em relação ao antecedente “falta”.
B como complemento nominal, nos dois casos, em função de os professores representarem os agentes em relação ao antecedente “falta”.
C como objeto indireto, nos dois casos, pela presença da preposição que vincula o termo a uma forma do verbo “faltar”.
D como adjunto adnominal no texto I, por representar o agente da ação de faltar, o que não acontece no texto II, onde o termo indica um complemento nominal.
E como complemento nominal no texto I e adjunto adnominal no II, já que expressa, pela ordem, o paciente e o agente do ato de “faltar”.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Provável que sege a B
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás