Respostas
Resposta:
O breve mandato de Delfim Moreira ficou reputado como “regência republicana”, em alusão às regências do período monárquico.
Para reverter o déficit orçamentário sucedido por causa da Primeira Guerra Mundial, foram aumentadas as tarifas alfandegárias, emitidos títulos da dívida e reduzidos os gastos públicos. A carestia persistia e afetava demasiadamente a vida do trabalhador. A eclosão de Greves Gerais persistia desde 1917, com a participação de trabalhadores de várias categorias, e destacadamente do setor têxtil.
No terceiro dia do mandato de Delfim Moreira, trabalhadores nas cidades de Niterói e do Rio de Janeiro mobilizaram uma Greve Geral que foi duramente repreendida pelo governo federal. Sindicatos foram fechados, sindicalistas anarquistas estrangeiros foram expulsos do país, e a União dos Trabalhadores do Rio de Janeiro foi extinta.
Delfim Moreira considerava o movimento grevista danoso à ordem pública e a repressão, por forças policiais, necessária. Assim expulsou do país cerca de cem trabalhadores estrangeiros que aderiam às greves e as incentivavam. Para conter as manifestações populares contra o aumento do custo de vida, o governo federal recorreu, sobretudo, a repressão policial, além do tabelamento dos preços no comércio de produtos básicos de consumo.
Explicação: