ola, vcs podem fazer um resumo de escultura: Pré-História, Clássica Grega, Idade Media, Renascentista, Barroca, Rococó, Neoclássica, Moderna, Contemporânea
Respostas
Resposta:
Sobre as esculturas nos seguintes períodos:
Pré-História: foi associada à magia e à religião.
Clássica Grega: Os gregos, por sua vez, conseguiram dar a essas representações estáticas o movimento, a beleza idealizada ou perfeita, bem como proporções equilibradas. Aos poucos, os braços estendidos pelo corpo ganharam algum movimento ao mesmo tempo que os músculos sobressaíam das suas esculturas e outros detalhes se somavam, tal como os cabelos. Além das figuras humanas também foram feitas figuras de animais, especialmente cavalos.
Idade Média: O estilo gótico e romântico. Dar aspecto real e humano às figuras retratadas (anjos, santos e personagens bíblicos).
Renascentista: Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade , proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade (retoma da técnica do contraposto) , profundidade e perspectiva , estudo da anatomia e do caráter humano: representação mais perfeita do corpo humano, naturalismo: Representação do nu , representação de temas religiosos e profanos , o relevo escultura aliada à arquitetura prevalece. Nomes a destacar: Miguel Ângelo (provavelmente o melhor escultor de todos os tempos) .
Barroca: A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais, pelo jogo de luz, sombra e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes.
Rococó: O estilo rococó aliviava o exagero ornamental e oferecia maior moderação de interiores. Entre seus principais temas estavam as cenas eróticas da vida cortesã, da mitologia e motivos religiosos. Entre os anos de 1700 e 1780, durante o iluminismo, o rococó era a principal corrente da arte e da arquitetura. Espalhou-se pela França a partir da obra do decorador Pierre Lepautre, como um novo estilo decorativo.
Neoclássica: Escultura Neoclássica vem unir diversos elementos baseados na escultura clássica, donde o uso do mármore é sua mais forte característica. Busca-se a harmonia das proporções e das formas com a exploração de temas relacionados a mitologia e personagens heroicos.
Roma foi o grande e importante centro irradiador desse estilo com destaque para o escultor italiano: Antonio Canova (1757-1822).
Moderna: pode-se dizer que os movimentos artísticos modernistas compartilham um traço comum de romper com os ideais do passado.
Normalmente, os artistas modernistas estavam preocupados com a representação de questões contemporâneas em oposição aos grandes temas históricos e alegóricas anteriormente favorecidas na arte.
O movimento realista da década de 1850 foi muitas vezes considerado o início da pintura moderna, enquanto a obra de Rodin é visto como o progenitor da escultura moderna.
Contemporânea: para alguns críticos a característica mais importante no período contemporâneo é a tentativa de criar esculturas voltadas para si mesmo, e distinguir formas de artistas anteriores que transmitiam ideias de instituições politicas e religiosas. Erma feitas modelagem em: cera, gesso e argila, com desenhos feitos à mão pelo artista e também talha em madeira.
quantos há em cada caixa