• Matéria: Geografia
  • Autor: Gustavoloke
  • Perguntado 7 anos atrás

Oque foi o Domingo Sangrento na irlanda do norte?, Que grupos se envolveram no conflito? e oque queria cada um das partes envolvidas?

Respostas

respondido por: erycklohan
4

Resposta:

Domingo Sangrento (1972) foi um confronto entre manifestantes católicos, protestantes e o exército inglês, ocorrido em Derry, na Irlanda do Norte, no dia 30 de janeiro de 1972. O movimento teve início com uma passeata de dez mil manifestantes que pretendiam, saindo do bairro de Creggan em marcha pelas ruas católicas da cidade, chegar até a Câmara Municipal. Antes disso, entretanto, soldados ingleses partiram para a ofensiva e dispararam contra os manifestantes, deixando 14 ativistas católicos mortos e outros 26 feridos.[1]

Das quatorze vítimas mortas, seis eram menores de idade e um sétimo ferido faleceu meses depois em decorrência dos ferimentos. Todas as vítimas estavam desarmadas e cinco delas foram alvejadas pelas costas. O incidente terminou por fortalecer ainda mais o Exército Republicano Irlandês (IRA), - organização clandestina que lutava pela separação da Irlanda do Norte em relação ao Reino Unido para obter posterior união com a República da Irlanda - e por aumentar ainda mais o ressentimento dos católicos para com o Reino Unido.

Explicação:

Os manifestantes protestavam contra a política do governo britânico de prender pessoas suspeitas de terrorismo sem um julgamento prévio e contra as desigualdades religiosas presentes na Irlanda do Norte.

Perguntas similares