De acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a história da EaD no Brasil começou em 1904, quando no Jornal do Brasil foi encontrado um anúncio nos classificados oferecendo curso de datilografia por correspondência. A partir desse registro, vários outros fatos aconteceram. Hoje em dia quando olhamos para o Ensino Superior brasileiro, percebemos que o Ensino a Distância está ganhando cada vez mais força e respeito da população.
Com a constante evolução do mercado de educação, da mesma forma que cada vez mais estamos sendo “engolidos” pelas novas tecnologias, novos modelos de ensino vêm surgindo e sendo apresentados para a população, no qual podemos citar o Ensino Híbrido, um método educacional que engloba dois métodos em um só: o ensino presencial e o ensino a distância.
Diante do cenário acima apresentado, a Universidade GCOM, nome fictício dado como referência à Universidade, incorporou em sua grade os cursos de Engenharia Híbrida, onde iria ofertar nesta nova modalidade os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Elétrica. Após anos de estudo a GCOM resolveu lançar os cursos de forma muito estruturada e com um alto nível de qualidade, assim como possuem os demais cursos da Universidade. Vale ressaltar que a universidade possui décadas de experiência no mercado e possui centenas de polos de apoio espalhados pelo Brasil.
Várias estratégias de ingresso no mercado foram analisadas e estudadas pelas Diretorias de Marketing e de Ensino da instituição, enquanto que a Diretoria Comercial analisava estratégias para captação de alunos neste nicho de mercado. Uma das estratégias adotadas pela Diretoria Comercial foi trabalhar com a divulgação dos novos cursos nas empresas, pois, por meio de estudos realizados, percebeu-se que grande parte dos colaboradores destas empresas tinham algum curso técnico e alguns o ensino médio, mas estavam na empresa por seu vasto conhecimento prático sobre a atividade desenvolvida. Além disso, grandes empresas das áreas dos cursos ofertados pela GCOM, tinham como benefício o custeio de 50% no curso de Graduação para o seu colaborador.
Levando em consideração os estudos realizados, a Diretoria Comercial começou a realizar visitas nestas empresas, juntamente com as áreas de marketing e pedagógico, para apresentar o novo modelo de ensino híbrido e iniciar estas parcerias estratégicas. Em uma das visitas realizadas, o setor de Recursos Humanos da empresa apresentou uma situação totalmente inesperada e que não havido surgido nos estudos iniciais das Diretorias da GCOM. A empresa custeava 50% do curso de Graduação para seu colaborador, porém somente no ensino presencial. Vários questionamentos foram feitos à empresa tentando buscar explicações e argumentos para tentar mudar este posicionamento, porém o setor de Recursos Humanos da empresa disse somente que ainda não acredita na EaD, sobretudo por ser um método novo de ensino, como o híbrido, aplicado aos cursos na área da Engenharia.
Por terem sido surpreendidos com a situação apresentada, gestores das áreas estratégicas da Universidade GCOM tiveram que dar um passo atrás e rever as estratégias que foram adotadas para reposicioná-las. Uma das estratégias que vem sendo desenvolvida em conjunto com as empresas é levar palestras de professores e formadores de opinião na área da Engenharia para dentro destas empresas falando do mercado em geral e apresentando o método híbrido, método este que é inovador no cenário educacional brasileiro, visto que em grandes países da Europa e nos Estados Unidos ele já é uma realidade. Dessa forma, houve a necessidade de dar um passo atrás, rever as estratégias e levar maior conhecimento sobre esta metodologia antes de apresentar os cursos lançados.
Sendo assim, diante desse cenário, qual seria seu discurso (qual comunicação estratégica) dentro de uma negociação para garantir que a qualidade da modalidade híbrida seja percebida pela empresa e de fato firmar o convênio?
Para responder a pergunta, deixe claro como seria a comunicação utilizada com a empresa, argumente a importância da estratégia escolhida e como isso ajudará para as técnicas de negociação.
Respostas
respondido por:
12
A comunicação estratégia empregada pode ser empregada com a utilização do Timing perfeito, onde a comunicação deve ser realizada por intermédio da escolha do tempo, do momento e da situação adequada para tal.
Além disso, pode ser empregada por intermédio da segmentação da audiência, que pode ser identificada como esforço comunicação adequadas para abranger a segmentação certa de um público, fazendo com que a mensagem seja entendida de forma correta por todos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás