Respostas
Explicação:

PRIMEIRO PLANO
Brasil
Economia
HD Auto
Mundo
Política
SeminovosBH
Turismo
HORIZONTES
Cidades
Educação
O Norte
Saúde
Segurança
ESPORTES
América
Atlético
Cruzeiro
Futebol
Futebol do Interior
Mais esportes
Papo em Dia
Rússia 2018
Tóquio 2020
Velocidade
Zona do Agrião
ALMANAQUE
Artes Visuais
Dança
Literatura
Música
Teatro
Celebridades
Variedades
OPINIÃO
Blogs
Blog do Lute
Colunas
MAIS
Drogas S. A.
Editais
Especial BH 120 anos
Especial/Publicidade
Página Dois
PLURAL
Atitude
Currículo
Games/Tecnologia
Gastronomia
Moda Mundo
Petmania
Pluralidade
Saber Envelhecer
Bom, Assim como qualquer outro lugar de educação e formação, a escola é, em essência, um espaço universal, no qual todos que o ocupam possuem obrigações e direitos. Nesse sentido, as instituições de ensino são um reflexo do que acontece na sociedade, sendo, ao mesmo tempo, um dos pontos de partida para mudanças políticas e culturais.
Com as discussões sobre o bullying ganhando cada vez mais visibilidade nos últimos anos, o preconceito, em suas mais diversas formas, também passou a ser mais pautado em sala de aula, levando toda a comunidade escolar a refletir sobre as formas de exclusão e segregação e suas consequências. Mas por que e como falar sobre preconceito com crianças e jovens? Qual o papel do professor e da escola nesse processo?
É no ambiente escolar que a criança começa a exercer de fato a sua coletividade e passa a ter contato com outras pessoas com diferentes personalidades, contextos familiares, características físicas e psicológicas. É nesse contexto que a escola e o professor devem atuar no sentido de reforçar e ampliar a noção do aluno de respeito às diferenças – valor que precisa ser passado antes na educação familiar.
Isso fará com que ele compreenda que o conceito de sociedade se torna concreto justamente quando percebemos o outro e entendemos que ele também ocupa o mesmo espaço e possui os mesmos direitos e deveres que nós, Infelizmente, ainda hoje ouvimos relatos de preconceito racial, religioso, de classe, orientação sexual, de gênero, dentre outros nas escolas. A capacitação de professores e de equipes pedagógicas nesses casos é de extrema importância para promover debates em sala de aula e apresentar aos alunos outras visões de mundo e realidades sociais que muitas vezes ficam invisíveis ou às margens das discussões.
preconceito escolar
Preconceito existe em todo lugar principalmente nas escolas, aonde acontece bullying , preconceitos e várias outras coisas. Isso sempre acontece quando a pessoa e maior de idade e sempre e feito com uma criança menor de idade pois bem essas pessoas estão fazendo coisas erradas e nem pensam antes de fazer as besteiras, se você ver alguém sofrendo por causa de bullying ou preconceito conte para um adulto ou para algum responsável
^_^ não sei se fico bom mas eu fiz o que saio da minha cabeça