Respostas
Resposta:
Primeira República é o período da história no Brasil compreendido com o fim da monarquia em 15 de novembro de 1889 até a Revolução de 1930.
Também foi denominada pelos historiadores de República Oligárquica, República dos Coronéis e República do Café com Leite.
Com a vitória da Revolução de 30 e a fim de reforçar a ideia que começava um novo tempo, passou a ser chamada pejorativamente de República Velha.
Primeira República: resumo
O primeiro presidente da dita Primeira República foi Marechal Deodoro da Fonseca e o último, Washington Luís.
Em 1891, Deodoro da Fonseca renuncia e, em seu lugar, assume seu vice-presidente, Floriano Peixoto. Por sua parte, o primeiro presidente civil foi Campos Salles, eleito em 1898.
Para fins de estudo, a Primeira República é dividida em dois períodos:
República da Espada (1889-1894): governos dos militares de Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto
República Oligárquica (1895-1930): governos das oligarquias rurais de São Paulo e Minas Gerais. É o chamado coronelismo, praticado, principalmente, pelos cafeicultores, aliados aos produtores rurais de outros estados.
Durante este período, o país esteve regido pela Constituição promulgada em 1891. A Carta Magna estabelecia o regime presidencialista, o voto aos maiores de 21 anos, liberdade de culto, obrigatoriedade do casamento civil, entre outras medidas.