Nosso conhecimento da história da cidade de Roma baseia-se grandemente nas tradições e lendas registradas pelos historiadores romanos e nas evidências arqueológicas.
BERTONHA, João Faria. Os italianos. São Paulo: Contexto, 2013.
Assinale as três alternativas corretas sobre as lendas que narram a fundação da cidade de Roma.
Rômulo e Remo foram descendentes do herói troiano Eneias.
Roma foi fundada por uma loba.
O pai de Rômulo e Remo era o deus Marte.
O rei Amúlio de Alba Longa não queria que descendentes de seu irmão Numitor pudessem reclamar o trono, por isso determinou a morte de Rômulo e Remo.
Rômulo e Remo foram os fundadores da cidade de Roma.
Respostas
Resposta: Rômulo e Remo foram descendentes do herói troiano Enéias.
Explicação: Segundo a lenda, Enéias fugiu depois que os gregos destruiram Troia, então, na região do Lácio, fundou a cidade de Lavínio. Mais tarde, seu filho Ascânio fundou a cidade de Alba Longa.
Enéias foi sucedido por 12 reis, até que houve uma briga entre dois irmãos, Numitor e Amúlio, que queriam ser reis de Alba Longa.
Amúlio venceu e mandou matar os filhos e netos de Numitor. Os gêmeos Rômulo e Remo foram jogados, dentro de um cesto, no rio Tibre. Os deuses protegeram e alimentaram os meninos, por meio de uma loba. Depois, eles foram criados por um pastor de nome Fáustulo.
Depois de adultos, Rômulo e Remo retornam à cidade de Alba Longa. Eles mataram seu tio-avô e devolveram o trono ao seu legítimo herdeiro, seu avô Numitor.
Por causa desse ato, eles receberam a permissão de fundar uma cidade. Então, Rômulo fundou a cidade Roma, sobre sete colinas. Assim, houve uma disputa entre os irmãos sobre quem se tornaria rei desse nova cidade. Rômulo matou Remo, deixando seu caminho livre para poder governar Roma.
Espero ter ajudado!
OBS: tive que decorar isso para apresentar um trabalho ano passado, por isso sei até hoje.
Letra C
Explicação:
A loba que Amamentou Rômulo e Remo não fundou a cidade