• Matéria: Física
  • Autor: estudante1166
  • Perguntado 7 anos atrás

O cientista John Dalton é bastante conhecido pelas suas contribuições para a Química e a Física. Descreveu a forma e o uso de vários instrumentos de meteorologia, fazendo considerações sobre a variação da altura barométrica. Além disso, Dalton descreveu uma doença hereditária que o impossibilitava de distinguir a cor verde da vermelha. Essa doença hereditária, causada por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X, recebeu o nome de daltonismo. Para medir pequenos valores de altitudes pode-se utilizar um barômetro fazendo a seguinte correspondência: para cada 100 m de altitude acima do nível do mar, 1,0 cm de mercúrio a menos na leitura do barômetro. Suponha um barômetro no qual se substitua o mercúrio por outro líquido com 1/2 da densidade do mercúrio, e que se leve esse barômetro a uma cidade a 1000 m acima do nível do mar. Nessas condições, a leitura desse barômetro seria, em metros desse outro líquido, igual a
Dado: pressão atmosférica ao nível do mar = 76 cm Hg:

Respostas

respondido por: rayllecn
13

O barômetro é um instrumento que indica a pressão atmosférica e altitude, indicando possíveis mudanças do tempo.

Quando posicionamos um barômetro de mercúrio ao nível do mar e, sabendo que a pressão atmosférica nesse nível é de 76 cm de Hg, teremos que ele equilibrará uma coluna nesse mesmo valor (76 cm de Hg).

Como a pressão diminui de 1 cm de Hg a cada 100m, na altura de 900m a coluna de mercúrio diminuirá de 9cm e, assim, terá uma altura dada por:

P = 76 - 9 = 67 cmHg

Sabendo que a densidade do líquido é 4 vezes menor que a densidade do mercúrio, ela equilibrará uma altura 4 vezes maior de líquido.

Portanto, nessas condições, a leitura desse barômetro será de:

P = 67 * 4 = 268cm de líquido ou 2.68 metros de líquido.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares