Respostas
Resposta:
A mitologia dos iorubás é responsável por englobar tanto a visão de mundo, quanto a religião deste povo. Além da África, principalmente na Nigéria, ela se faz presente em países das américas para onde os africanos escravizados foram trazidos, a exemplo do Brasil e Cuba.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a mitologia iorubá é monoteísta, sendo que o deus supremo e o criador de tudo é Olorum. Ele criou todas as coisas do mundo, incluindo as outras divindades, e posteriormente ordenou que Oxalá criasse os seres humanos.
Depois de diversas tentativas com outros materiais, como a água, madeira, ferro, fogo e ar, seguindo uma ideia de Nanã, o homem, finalmente, foi criado com o barro.
No Brasil, durante muito tempo os africanos escravizados tiveram que esconder seus cultos, uma vez que eles eram proibidos, enquanto o catolicismo era a única religião aceita pelos colonizadores.
Justamente por isso o sincretismo religioso é tão grande no país, já que os cultos de matriz africana tiveram que se fundir aos católicos para que suas divindades pudessem ser cultuadas. Aqui, a mitologia iorubá, entre outras coisas, proporcionou a criação das principais religiões de matriz africana, a exemplo do candomblé.